Blog do grupo de meditação e estudo do Dharma de Aveiro

Blog do grupo de meditação e estudo do Dharma de Aveiro

Grupo aberto a qualquer pessoa com interesse em meditação ou Budismo.

Reuniões semanais às segundas-feiras das 21:15 às 22:45 no espaço de Yoga Sita & Rama, em Aveiro (ver Endereços).

As reuniões consistem numa sessão de meditação em silêncio (são dadas breves indicações quando aparece alguém sem experiência), seguida de estudo de material sobre meditação ou Budismo (textos, audio, vídeo ou apresentações de membros), reflexão conjunta sobre o material usado e conversa/partilha final.

Estudamos principalmente Budismo Theravada, mas não estamos ligados a nenhum mestre ou tradição religiosa. Procuramos focar no estudo e práticas do Budismo que podem servir a qualquer pessoa, independentemente da sua religião ou crenças.

O grupo reúne semanalmente desde Fevereiro de 2009, tendo começado por reunir no CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura), na Universidade de Aveiro e depois no espaço Sita & Rama.

Meditação: segunda-feira dia 11 de Março, das 21:00 às 22:30

Olá amigos

Vou moderar a próxima reunião e vamos ler mais um pouco do livro "A Alquimia da Dor", da Tsering Paldron. Começámos a ler sobre o sofrimento e vamos agora ler um pouco sobre como transcender o sofrimento. Um pequeno extracto:

"[...] Se tivermos descoberto a verdadeira natureza do espírito, ou mesmo que a tenhamos apenas entrevisto, podemos ter a certeza de que ela é inatingível pelo sofrimento, pela doença e pela morte.[...]"

O programa é então:
  • Meditação: 30 minutos
  • Leitura do texto
  • Reflexão sobre o texto
  • Conversa/partilha
Abraços e bom fim de semana.

Luís

PS. O grupo de meditação é suportado pelos praticantes regulares. No entanto, as nossas reuniões são abertas ao público. Quem já foi um praticante regular, ou quem nunca nos visitou, e deseja participar ocasionalmente porque o tema da semana lhe interessa, pode fazê-lo gratuitamente, avisando-nos sempre que possível. Temos muito gosto em rever antigos praticantes e em receber novas pessoas.

--
Luis Descalço
www2.mat.ua.pt/luisd